O presidente do Foaesp, Rodrigo Pinheiro, se reuniu na manhã de hoje ( quarta-feira) com os representantes da ONG Impulse São Paulo. Presidida por Carlos Restrepo, a organização é composta por voluntários que dedicam-se à educação da saúde sexual, defesa e quebra dos estigmas para os homens gays, independente da sorologia positiva ou negativa, tendo por objetivo principal promover um estilo de vida sexual saudável a fim de reverter essa estatística tão negativa. Com o suporte da internacional AHF – AIDS Healthcare Foundation, esse grupo trabalha para criar campanhas, eventos e conteúdo online que possam alcançar a nova geração de homens gays, desenvolvendo também ações em clubes e festa.Com dois anos de atividades na cidade, a Impulse faz parte de uma rede que está presente em 20 cidades do mundo. 

Com a afiliação ao Foaesp se pretende ampliar os trabalhos as associadas junto a Impulse, através de parcerias, visando impulsionar as ações junto a esta população-chave, principalmente na área de prevenção e estratégias de comunicação. Para Rodrigo Pinheiro, " as ações voltadas a esta população são importantes neste momento em que a onda conservadora avança e devem estar sintonizadas com a linguagem e realidade deste grupo."

Recente pesquisa feita sob encomenda do Ministério da Saúde e divulgada pela revista "Medicine"apontou um aumento dos casos de HIV/Aids entre homens gays no país, sobretudo entre jovens. A pesquisa avaliou 4.176 homens que fazem sexo com homens em 12 cidades, sendo que 3.958 (90,2%) passaram por testes de HIV. No resultado geral para todas as regiões, 18,4% dos resultados deram positivo. O número encontrado numa pesquisa similar feita em 2009 foi de 12,1%.