Em reunião com o novo diretor do Departamento de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, o presidente do Foaesp apresentou algumas questões relacionadas as hepatites virais. 

 

Segundo o ativista, está encaminhado a compra de 50 mil novas doses  de sofosbuvir para tratamento da hepatite C. Os medicamentos entregues no final do mês de janeiro, cuja validade era até final de fevereiro, serão trocados junto ao fornecedor, sem indicação do quantitativo que será trocado.

 

 

O processo de aquisição dos novo lote de medicamentos já está sendo encaminhado pelo Departamento e ao longo do ano a intenção é transformar esse medicamento um componente estratégico da área de insumos e tratamentos. Já estão agendados reuniões com a CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde e com CONASEMS Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde, visado tratar deste tema.

 

Entre as cinco metas prioritárias apresentadas pelo Departamento para 2019, destaca-se a "Ampliação do Diagnóstico e do Tratamento das Hepatites Virais com foco na Hepatite C", o que indica uma priorização deste tema na agenda de governo neste ano.

 

Cerca de 8 mil pacientes do Estado de São Paulo que aguardam seus tratamentos há mais de um ano, com seus exames fora do prazo e provavelmente deverão voltar a uma nova consulta médica antes de iniciar o tratamento. As manobras da indústria farmacêutica têm o único objetivo de garantir o lucro financeiro. Os 15 mil tratamentos genéricos custaram aos cofres públicos 59% a menos do que os adquiridos na compra anterior.