Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, esteve hoje (24), em Brasília, em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. O evento “HIV/aids e hepatites virais: protocolos, diretrizes e medicamentos” contou com a participação de diversas entidades e discutiu a incorporação de novos medicamentos no SUS para essas patologias. Rodrigo Pinheiro representou a Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids). 
Em sua fala, Pinheiro destacou que a incorporação de novos medicamentos é uma demanda vinda dos movimentos sociais e que precisamos avançar na discussão, pois “estamos em um período longo sem incorporação de novos medicamentos, estamos atrasados, desatualizados”. 
O presidente do Foaesp pontuou também sobre o impacto social com a incorporação de medicamentos de longa duração, e que muitas vezes é necessária a boa vontade da indústria farmacêutica para fazer o registro do medicamento no Brasil. Pinheiro afirmou que é preciso, ainda, ter agilidade, preço justo e diminuição dos entraves burocráticos para a incorporação de novos medicamentos para HIV/aids e hepatites virais.
Veja a fala de Rodrigo Pinheiro na íntegra.