O Foaesp lamenta e presta solidariedade aos familiares e amigos de Jorge Eduardo Reyes Rodriguez, que faleceu ontem na capital paulista. Presidente do Instituto Vida Nova, Rodriguez fundou a instituição, junto com o companheiro Américo Nunes Neto, em 2000. Muito atuante, o Instituto Vida Nova é uma das entidades associadas ao Foaesp.
O ativista nasceu em Santiago do Chile, em 1954, entretanto, foi aqui que criou raízes e realizou um “trabalho sério, respeitoso e acima de tudo em prol de quem precisa”, como definiu em artigo escrito para a Agência de Notícias da Aids em 2022, na ocasião do aniversário da organização sediada no bairro de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.
No mesmo texto, Rodriguez conta a história de todos os desafios que enfrentaram desde a fundação, e define sua atuação. “Me sinto brasileiro, um Brasil que abre portas, faz com que eu seja ponte para centenas de pessoas. Um dia de cada vez. Um dia atrás do outro, a jornada é longa”.
A jornada é longa, Jorge, e continuaremos por aqui, sempre na luta por direitos humanos, pela saúde pública, em defesa do Sistema Único de Saúde e pelos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids. 
O velório será realizado nesta sexta-feira (26) no Cemitério São Pedro, na avenida Francisco Falconi, 837, Vila Alpina, São Paulo (SP), das 12h30 às 16h30. 
Jorge Eduardo Reyes Rodriguez, presente!