Foi inaugurada na manhã de hoje (7) a Estação Prevenção Jorge Beloqui, na estação República do metrô, na capital paulista. A iniciativa pioneira, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e do Metrô de São Paulo, homenageia o ativista que nos deixou em março deste ano. Na ocasião, também foi lançado o serviço digital SPrEP, dentro do aplicativo E-Saúde SP, para serviços online para PrEP e PEP.
Terezinha Martins, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), representou a sociedade civil no evento e, em sua fala, ressaltou a emoção de ver Beloqui sendo homenageado, destacando a luta e o legado do ativista.
A representante do Ministério da Saúde, Maria Clara Gianna, lembrou que a iniciativa inovadora facilita a inclusão e o acesso, e explicou o desafio das metas para a eliminação do HIV/aids como problema de saúde pública até 2030.
Antônio Márcio Silva, representante do Metrô de São Paulo, agradeceu a parceria e ressaltou a importância do equipamento estar localizado dentro de uma estação movimentada do metrô, e que há planos para a implantação de outras estações no mesmo modelo.
A secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Sandra Sabino, contou sobre a revitalização de algumas unidades de saúde, da qualificação do atendimento aos usuários que vivem com HIV/aids e da importância da inauguração do serviço no mês do orgulho LGBT+.
Maria Cristina Abbate, coordenadora de ISTs/aids no município de São Paulo, afirmou que a parceria com o metrô vai facilitar, para que “as pessoas conheçam e acessem os serviços de forma prática, durante o percurso para o trabalho, para casa ou para o lazer. É uma unidade que oferta prevenção ao HIV de forma rápida, resolutiva e em horários alternativos”.
O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, destacou o pioneirismo da iniciativa e que será um desafio muito importante em um município com muitos habitantes, como São Paulo. Zamarco também ressaltou que “trabalhamos para a sociedade civil” e que “precisamos dar à população boas condições de saúde”.
Representante do Foaesp no evento, Regina Pedrosa, da Associação Aliança Pela Vida (Alivi), pontuou que é muito importante a unidade dentro do metrô, que facilita o acesso ao equipamento público de saúde e que a iniciativa é inovadora, “assim como era Jorge Beloqui”.
A Estação Prevenção Jorge Beloqui, que conta com recepção, consultórios para orientação e início de profilaxias pré e pós exposição, sala de coleta para testagem rápida do HIV, e também com dispensação de medicamentos, funcionará de terça a sábado em horário alternativo, das 17h às 23h, dentro da estação República do Metrô de São Paulo.