Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, esteve ontem (17), com Carolina Whabe, chefe de gabinete da deputada estadual Maria Lúcia Amary, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Foram feitas articulações para trabalho conjunto na resposta à epidemia de HIV/aids.
O dia 6 de dezembro foi definido como data de lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento às IST/HIV/aids e hepatites virais do estado de São Paulo. A Frente já está formada, e o lançamento ocorrerá como ação do Dezembro Vermelho, conjunto de atividades e mobilizações de luta contra o HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Outro tema abordado foi a realização de audiência pública para discutir os impactos dos determinantes sociais no enfrentamento ao HIV/aids e às hepatites virais no estado de São Paulo. O evento acontecerá entre o final de setembro e o início de outubro deste ano.
Ainda para a discussão destes impactos no estado, será formado um grupo de trabalho intersecretarial. Representantes das Secretarias Estaduais de Saúde; Desenvolvimento Social; Transportes Metropolitanos; Cultura, Economia e Indústria Criativas; Esportes; entre outras, serão convidados para a composição deste grupo.
Na próxima reunião da Comissão de Saúde da Alesp, será pautada a apresentação dos trabalhos do Foaesp e do Programa de DST/aids do estado de São Paulo, para que os parlamentares possam apreciar o importante trabalho realizado pela sociedade civil e também pela gestão. A partir deste encontro, haverá reunião com o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, para apresentação do impacto destes trabalhos na resposta à epidemia de HIV/aids no estado.