Representantes do Foaesp estiveram presentes em reunião realizada hoje com a Coordenadoria de Políticas para LGBTI da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo. A pauta foi a minuta para criação do Grupo Gestor Intersecretarial de Políticas em HIV/AIDS do município de São Paulo.
O grupo será coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e contará com as participações de membros das Secretarias de Saúde; Mobilidade e Trânsito; Habitação; Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Cultura; Esportes e Lazer e Educação. A articulação junto à sociedade civil se dará através do Foaesp e das Ongs associadas sediadas no município de São Paulo.
O grupo gestor terá o papel de transversalidade na proposição de políticas públicas para pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA), de forma articulada e integrada, levando em conta questões de intersetorialidade, vulnerabilidade e territorialidade, por exemplo.
A criação do grupo gestor é demanda antiga do movimento social, fruto de articulações do Foaesp junto ao então prefeito Bruno Covas. Iniciativa similar no âmbito federal, é o Comitê Interministerial para Eliminação de Ciedds, que são doenças socialmente determinadas, que tem como objetivo a eliminação de doenças, incluindo HIV/aids, como problemas de saúde pública.
A minuta será enviada para as Secretarias e, após os trâmites, será criado o Grupo Gestor, fundamental para dar visibilidade ao tema, sendo importante no avanço da resposta à luta contra o HIV/aids, não só no município, mas no país.