A 12ª edição da Conferência da Sociedade Internacional de Aids (International Aids Society), IAS 2023, aconteceu em Brisbane, na Austrália, entre os dias 23 e 26 de julho. Nos quatro dias de conferência, os mais de cinco mil participantes, presencialmente ou virtualmente, puderam trocar experiências, fazer e fortalecer conexões.
Foram mais de 1400 trabalhos apresentados neste importante encontro sobre pesquisas em HIV/aids. A Conferência “apresenta os avanços críticos na pesquisa básica, clínica e operacional do HIV que transformam a ciência em políticas e práticas. Por meio de seu programa aberto e inclusivo, o encontro estabelece o padrão ouro da ciência do HIV, apresentando pesquisas altamente diversificadas e de ponta”.
Márcia Leão, coordenadora do Fórum Ong aids RS (Foars), foi a representante da Articulação Nacional de Aids (Anaids) no evento, considerado o mais influente do mundo sobre pesquisa em HIV/aids e suas aplicações.
A ativista, que tem quase trinta anos de atuação no movimento de luta contra o HIV/aids, listou como destaques do evento os medicamentos de longa duração para tratamento e prevenção e o diagnóstico rápido para hepatite B, Hepatite C, sífilis e HIV; as ações de advocacy pensadas globalmente para a garantia dos direitos das pessoas; e as discussões sobre o combate ao estigma e à discriminação, também inseridas nas pesquisas apresentadas.
“Essa conferência me trouxe esperança de que podemos, sim, eliminar a aids como problema de saúde pública e melhorar a qualidade de vida de quem vive com HIV/Aids”, pontuou Márcia Leão.
“Durante a conferência, tive a oportunidade de participar de diversas sessões plenárias, workshops e painéis de discussão. Essas atividades abrangeram uma ampla gama de tópicos, desde os últimos desenvolvimentos em terapias antirretrovirais até estratégias de prevenção inovadoras e abordagens de engajamento da comunidade”, afirmou Cleonice Félix de Araújo, que esteve no IAS 2023 representando o Ministério da Saúde, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids e a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/aids.
Para a ativista, “as interações com os participantes internacionais permitiram a troca de ideias e experiências, enriquecendo meu entendimento sobre as melhores práticas e desafios enfrentados por outras nações no combate ao HIV/AIDS”, ressaltou.
Cleonice Araújo destacou o aprendizado durante o IAS 2023. “A conferência proporcionou insights valiosos sobre os avanços mais recentes na pesquisa sobre HIV/AIDS, bem como sobre as lacunas que ainda precisam ser preenchidas. A interação com especialistas e colegas de todo o mundo enriqueceu meu entendimento sobre as estratégias mais eficazes para prevenção, tratamento e apoio aos afetados pela condição. Além disso, as discussões sobre a importância do engajamento da comunidade e a superação de barreiras sociais e culturais foram particularmente esclarecedoras”, pontuou.
Em 2024, acontecerá a Aids 2024, a 25ª Conferência Internacional de Aids, na cidade de Munique, na Alemanha, também em julho. O evento será presencial e virtual.
Saiba mais sobre a IAS 2023 e sobre a Aids 2024.