Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, esteve em reunião hoje, em Brasília, com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Na pauta, discussões sobre alimentação saudável e alimentos ultraprocessados.
De acordo com Pinheiro, o debate sobre o tema é importante e deve ser tratado com prioridade. “Precisamos detectar e entender a situação, para que a população, principalmente a mais vulnerável, de baixa renda e que ainda passa fome no país, tenha mais acesso e consiga consumir alimentos mais saudáveis, fundamental para mais qualidade de vida”.
Na conversa, com Vívian Libório de Almeida, diretora do Departamento de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica, e Cássio Trovatto, coordenador-geral de Transição Agroecológica do MDA, também foram discutidas ações para a taxação de alimentos ultraprocessados, debate ainda incipiente. A fabricação de alimentos ultraprocessados, que são nutricionalmente desbalanceados, ricos em sódio, gordura e açúcares e pobres em fibras, envolve diversas etapas de processamento e muitos ingredientes. 
Como encaminhamento do encontro, foi discutida a realização de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a produção dos alimentos saudáveis, com a presença de especialistas. 
Ações como essa são fundamentais para a conscientização da população, a sensibilização do tema no Congresso Nacional, e a promoção da alimentação adequada e saudável no SUS, evitando o aumento de doenças crônicas, desnutrição, sobrepeso e obesidade, principalmente em populações mais vulneráveis. 
Acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde.