A reunião ordinária do Foaesp aconteceu na manhã de hoje (15), com a participação de várias Ongs associadas e também de representantes do Programa de DST/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em pauta, congressos, Comitê Interministerial, emendas parlamentares e cirurgias reparadoras.
Entre os temas discutidos, a participação do Foaesp e das Ongs associadas em eventos próximos, como o Congresso Brasileiro de Aids, em Florianópolis e o evento que celebra os 40 anos do Programa Estadual de DST/aids, em São Paulo, ambos em outubro.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, reportou atualizações das frentes parlamentares, tanto a Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento às IST/HIV/aids e Hepatites Virais, quanto a Frente Parlamentar Federal Mista de Enfrentamento às IST/HIV/aids e Hepatites Virais, detalhando as articulações e as ações realizadas.
Também foi tema do encontro a proposta da deputada estadual Maria Lúcia Amary, que indicou ao governador do estado de São Paulo estudos e tratativas à Secretaria de Segurança Pública para a inclusão do crime de sorofobia na seção de comunicação de ocorrências no site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A proposta tem o objetivo de facilitar o preenchimento do boletim eletrônico, garantindo igualdade de direitos e proteção das pessoas.
Vice-presidente do Foaesp, Carla Diana, contou sobre sua eleição para representante da Articulação Nacional de Aids (Anaids) para o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds), composição interministerial instituída em 2023. O comitê tem a finalidade de “promover ações que contribuam para a eliminação da tuberculose e de outras doenças determinadas socialmente como problemas de saúde pública no país até 2030’.
Assistência farmacêutica, articulações, emendas parlamentares e ações do Dezembro Vermelho também foram temas de discussão durante a reunião.
Os representantes do governo estadual afirmaram que há pequenos problemas pontuais na grade de medicamentos e na distribuição de insumos. O Ministério da Saúde prometeu para outubro a entrega de gel lubrificante.
Foram discutidas ainda questões sobre as dificuldades para a realização de cirurgias reparadoras para lipodistrofia no estado de São Paulo. Como encaminhamento, o Programa Estadual vai trabalhar junto aos hospitais credenciados no estado para a realização das cirurgias. Além disso, a Comissão de Aids do Conselho Estadual de Saúde vai discutir o tema na próxima reunião, com convocação dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e da Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.