Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, está em Brasília representando a Articulação Nacional de Aids (Anaids) para diversos encontros, na Câmara dos Deputados, no Ministério da Saúde, no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. Na pauta, ações para o 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra o HIV/aids, e o orçamento para 2024 para HIV/aids e hepatites virais.
Sobre as ações do Dia Mundial de Luta Contra o HIV/aids, na Câmara dos Deputados, a discussão é para a realização de um seminário que trate do impacto dos determinantes sociais da saúde na eliminação do HIV/aids. Outras ações, como a iluminação alusiva ao 1º de dezembro do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da Esplanada dos Ministérios, também estão sendo discutidas.
Em encontros com a SRI e com a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST/HIV/aids da Câmara dos Deputados, a discussão é para o incremento do orçamento para o ano que vem para ações que buscam a eliminação do HIV/aids e das hepatites virais.
No Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a pauta é o aprimoramento no recebimento de denúncias, através do Disque 100, de discriminação e preconceito contra pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA).