Em sua fala na mesa de abertura no evento dos 40 anos do Programa Estadual de IST/HIV/aids do estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, ressaltou a fundamental parceria do Programa com a sociedade civil. 

Sobre a referência do estado de São Paulo na resposta ao HIV/aids, Pinheiro destacou a necessidade do fortalecimento do interior e o incremento do orçamento.

Se dirigindo ao representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Pinheiro enfatizou a importância da flexibilização da política de incentivo para a compra de bens de capital, por conta da necessidade de renovação e da compra de equipamentos imprescindíveis para o desenvolvimento das ações de enfrentamento à epidemia.

O presidente do Foaesp pontuou ao representante da Secretaria de Estafo da Saúde de São Paulo que é necessário implementar recursos do estado de São Paulo para o fortalecimento de serviços especializados, fundamentais na resposta à epidemia de HIV/aids no estado de São Paulo.

Pinheiro salientou que representa as organizações e os movimentos da sociedade civil na luta contra o HIV/aids, e que a participação social é fundamental na resposta. Ao final de sua fala, o presidente do Foaesp pediu aos representantes da sociedade civil presentes ao evento que se levantassem, para agradecimento pela luta de todos os dias.