Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp e representante da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), esteve hoje, em Brasília, com José Guimarães, chefe de gabinete do senador Marcelo Castro. O motivo do encontro foi a entrega do documento solicitando apoio à emenda orçamentária que destina mais recursos para a resposta às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/aids e hepatites virais.
A emenda orçamentária, apresentada pela Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV/aids, prevê um acréscimo de R$ 200 milhões para as despesas discricionárias para o fortalecimento da resposta ao enfrentamento de IST/HIV/aids e hepatites virais para o ano de 2024. O senador Marcelo Castro é relator setorial da saúde do orçamento para o ano que vem.
Dentro das ações previstas na emenda, estão o fortalecimento da sociedade civil; o fortalecimento dos serviços especializados; o plano de eliminação do hiv/aids e hepatites virais e da transmissão vertical; a ampliação do diagnóstico e da prevenção; a articulação junto à implementação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds), com foco nas populações com maior vulnerabilidade social.