Na manhã desta sexta-feira, aconteceu, de forma online, reunião ordinária do Foaesp, com a participação de várias Ongs associadas e também de representantes do Programa de IST/HIV/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ações do 1º de dezembro, orçamento de 2024, e novidades na grade de medicamentos e insumos estiveram na pauta.
Os participantes discutiram sobre as ações do Dezembro Vermelho e do 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em breve, será divulgado um cronograma com todas as ações, que incluem homenagem ao ativista Jorge Beloqui, que nos deixou no início do ano.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, detalhou articulações com a Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento às IST/HIV/aids e hepatites virais e também com a Frente Parlamentar Federal Mista de Enfrentamento às IST/HIV/aids e hepatites virais.
Pinheiro destacou a emenda orçamentária proposta pela Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), pelo Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) do Ministério da Saúde e pela Frente Parlamentar Mista, que prevê um acréscimo de R$ 200 milhões para as despesas discricionárias para o fortalecimento da resposta ao enfrentamento de IST/HIV/aids e hepatites virais para o ano de 2024. A Frente Parlamentar encaminha a proposta de emenda.
Os representantes das Ongs associadas debateram os temas referentes ao Projeto Minutos de Informação e Prevenção, e deliberaram sobre os primeiros temas a serem trabalhados nos vídeos. Os três primeiros temas que serão trabalhados no projeto pelo Foaesp, pela ordem, são: I = I; Quebrando barreiras – saúde sem estigma; Conhecimento de transforma – Prevenção e Diagnóstico. 
Os participantes também debateram o evento em homenagem aos 40 anos do Programa Estadual de IST/HIV/aids e sobre as novas diretrizes dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). 
A atualização dos PCDT foi anunciada pelo Ministério da Saúde em setembro, e prevê a retomada da promoção aos direitos humanos e o combate ao preconceito. Além disso, para o tratamento, introduz novo medicamento, que combina princípios ativos, diminuindo a quantidade de comprimidos ingeridos pelas Pessoas que Vivem com HIV/aids (PVHA), e traz aprimoramentos para o controle da epidemia e das doenças oportunistas.
Os representantes do Programa Estadual de IST/HIV/aids relataram os encaminhamentos para o enfrentamento das dificuldades na realização das cirurgias reparadoras, para lipodistrofia, que acontece no estado. Quanto à grade de medicamentos, a novidade é que o gel lubrificante enviado pelo Ministério da Saúde já foi entregue às unidades. A dispensação de gel lubrificante não aconteceu durante a gestão do governo federal anterior.