Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, está em Guiné-Bissau para a reunião anual da Rede Lusófona da Coalition Plus, iniciativa que reúne organizações de base comunitária para o fortalecimento da resposta às epidemias de HIV/aids, hepatites virais e tuberculose.
A Rede Lusófona foi formada em 2019, em Lisboa, tendo o Foaesp como um dos fundadores. Neste ano, com representações de Brasil, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique, estão sendo discutidas ações para o ano de 2024.
Pinheiro destaca a importância do intercâmbio para o fortalecimento da resposta. “São muitos desafios aqui em Guiné-Bissau. Estamos conhecendo os serviços de saúde daqui e só agora estão implementando exames para detecção de carga viral, por exemplo”, disse. “É fundamental esse encontro, essa troca, para o avanço na resposta da sociedade civil aqui e nos demais países que compõem a Rede Lusófona”, completa.
O Foaesp também participa da Semana Internacional do Teste, promovida pela Rede Lusófona, com ações em todos os países integrantes. No Brasil, a Semana acontece com ações da Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv) no sistema penitenciário de Presidente Prudente (SP).
Veja o vídeo de Rodrigo Pinheiro no Instagram do Foaesp.