O Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (Nepaids) realiza, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Os eventos prestam homenagem ao ativista Jorge Beloqui, que nos deixou em março de 2023.
As atividades acontecem no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e também são promovidas pelo Programa Estadual de IST/HIV/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pelo Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids), que representa as Organizações Não-governamentais que Beloqui ajudou a fundar e com as quais colaborou, como o Grupo de Incentivo à Vida (GIV).
No dia 30, quinta-feira, das 9h às 13h15, serão discutidos os desafios da prevenção das IST e da aids e os aprendizados da resposta ao HIV/aids, para a preparação para futuras pandemias.
No dia 1º, às 9h, serão discutidas as contribuições acadêmicas e políticas de Jorge Beloqui, “Da universidade à resposta à aids e à defesa do direito à saúde”. Às 11h, como forma de homenagear o legado do ativista enquanto professor do IME-USP e membro fundador do Nepaids, será plantada uma árvore no Instituto, em sua memória.