Transmissão vertical (da mãe para o bebê) é o tema da websérie “HIV - 40 anos – Aids e suas histórias – Transmissão vertical- assunto proibido”, produzida pela Agência de Notícias da Aids. O primeiro episódio, que traz um compilado de toda a série e narra a história de quatro pessoas nascidas na década de 90 e que vivem com HIV via transmissão vertical, será lançado no 1º de dezembro.
A série, criada pela jornalista Roseli Tardelli, conta com seis episódios, e também celebra os 20 anos da Agência Aids. A exibição do primeiro episódio acontece na sexta-feira, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, na capital paulista), às 19h30.
“São histórias de superação e força. Momentos de apreensão, revolta e ressignificação da vida. Um a um, os personagens relatam como descobriram o diagnóstico, os desafios de viver com HIV na infância, adolescência e juventude e a luta diária contra o estigma e o preconceito”, explica Roseli Tardelli.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas vivem com HIV e, na população infantil, a transmissão vertical foi a principal via de infecção pelo HIV, sendo responsável por cerca de 90% dos casos notificados de aids em menores de 13 anos. Hoje, a cidade de São Paulo é a primeira metrópole da América Latina a eliminar a transmissão vertical pelo HIV.
Após o lançamento, os vídeos serão disponibilizados na TV Sesc e nas redes sociais do Sesc São Paulo e da Agência Aids. Os novos episódios serão lançados a cada 20 dias.