Aconteceu na manhã de hoje (15), reunião ordinária do Foaesp, com a participação de representantes de várias Ongs associadas. O encontro virtual foi o último do ano de 2023. Na pauta, orçamento, ações de Dezembro Vermelho e perspectivas para o próximo ano.
Entre os informes, destaques para as ações de 1º de dezembro e do Dezembro Vermelho das Ongs associadas. Carla Diana, da  Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv), falou das ações de testagem junto à população privada de liberdade em Presidente Prudente. Em breve, será disponibilizado relatório sobre a atividade, que integrou a Semana Internacional do Teste.
Américo Nunes Neto, do Instituto Vida Nova, contou da manifestação pública que aconteceu na Praça da Sé, na capital paulista, com foco na saúde da população em situação de rua.
Margarete Preto, do Instituto Cultural Barong, convidou para a apresentação de uma cena do musical “Os Saltimbancos”, parte do projeto “Somos Todes Itinerantes”, aprovado em edital da Coordenadoria de IST/aids da Secretaria Municipal de Sâo Paulo. A apresentação acontece no domingo, dia 17, às 15 horas, no Museu das Favelas, na capital.
A representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), Fabiana Oliveira, destacou a campanha “Cura Já” e a finalização do projeto “Imuni Zona Leste”, desenvolvido em parceria com o Foaesp, que realizou oficinas de prevenção em assentamentos na região leste de São Paulo, com grande participação popular.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, detalhou articulações que aconteceram em Brasília (DF) e o encontro com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais. A reunião teve como  pauta a discussão de incremento orçamentário no valor de R$ 200 milhões para IST/HIV/aids e hepatites virais na Lei de Diretrizes Orçamentárias, fundamental para o avanço na resposta brasileira à epidemia de HIV/aids.
Pinheiro e Carla Diana, vice-presidente do Foaesp, também relataram sobre o seminário realizado no início de dezembro na capital federal, organizado pela Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV/aids e hepatites virais.
Um ponto abordado no encontro foi a construção de editais  do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde. A avaliação dos presentes ao encontro é que a sociedade civil não tem sido chamada pelo Dathi para conversar sobre a construção dos editais. A falta de diálogo prejudica a compreensão por parte do governo das necessidades da sociedade civil.
Dando sequência na escolha de temas para o Projeto Minutos de Informação e Prevenção, os presentes discutiram, com base nas linhas apresentadas no projeto, mais temas a serem abordados. Os próximos temas serão: Prevenção em Ação – PrEP e PEP; Vivendo Positivamente – Entendendo o HIV e Aids; e Cuide do seu fígado – Entendendo as Hepatites Virais.
A reunião tratou ainda de discussões sobre a situação do Programa Estadual de DST/aids. Nos últimos dias, mensagens recebidas davam conta de possível reestruturação no Programa e no Centro de Referência e Treinamento (CRT). O Foaesp enviou ofício ao Secretário de Estado da Saúde de São Paulo sobre o tema, demonstrando preocupação com o assunto e solicitando a manutenção da atual estrutura, fundamental para a resposta ao HIV/aids no estado. 
O Foaesp também articulou junto à Frente Parlamentar Estadual de Enfrentamento às IST/HIV/aids e hepatites virais, para que, da mesma forma, fossem enviados ofícios à Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de garantir a manutenção das estruturas do CRT e do Programa Estadual. 
Também foram abordadas questões sobre o Encontro Nacional de Ong/aids (Enong), que acontecerá no ano que vem no Rio de Janeiro.