Em dezembro de 2023, o Foaesp enviou ofício à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) demonstrando preocupação diante de notícias sobre possível reestruturação no órgão, com mudanças no Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/aids e no Programa Estadual de DST/aids. 
O documento enviado pelo Fórum aponta que a manutenção da atual estrutura é fundamental para a resposta ao HIV/aids no estado de São Paulo. Agora, o Fórum recebeu a resposta ao ofício.
Na resposta, a SES/SP apresenta dados, afirmando que o trabalho desenvolvido pelo CRT, que é vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da SES/SP, “é motivo de orgulho para o estado de São Paulo”. 
De acordo com o documento, “o número de pessoas atendidas pelo órgão somente no primeiro semestre deste ano chegou a 8 mil no Ambulatório de Saúde Integral para pessoa vivendo com HIV/Aids; 1,5 mil no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais e 2 mil no Ambulatório de Hepatites Virais, além dos ambulatórios de pediatria e hospital-dia. No mesmo período, a Unidade Dispensadora de Medicamento atendeu, ainda, 7 mil usuários do serviço privado e de saúde suplementar com antirretrovirais, e cerca de 1,2 mil pessoas realizaram Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)”.
Quanto à possibilidade de reestruturação, o ofício da SES/SP esclarece que, “neste momento, está sendo debatida a reestruturação das coordenadorias em subsecretarias que continuarão com as mesmas atribuições, mas ganharão agilidade. A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e outras áreas técnicas essenciais para o funcionamento da SES passarão a ter mais autonomia e dinamismo para o planejamento em saúde, prevenção e combate às doenças, proporcionando um legado pós-pandemia à vigilância em saúde do Estado de São Paulo”.

Veja o ofício que o Foaesp enviou à SES/SP.
Veja o ofício de resposta enviado pela SES/SP na íntegra.