A Rede Lusófona de Saúde Comunitária da Coalition Plus, iniciativa que reúne associações de base comunitária para o fortalecimento da resposta às epidemias de HIV/aids, hepatites virais e tuberculose, divulgou relatório da Semana Internacional do Teste 2023.
Entre os dias 20 e 26 de novembro do ano passado, foram realizadas ações de testagem em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Foram realizados quase 13 mil testes, em mais de seis mil sessões de rastreio, em 64 locais. 
No Brasil, a Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv), realizou ações com a população privada de liberdade. As atividades foram realizadas na unidade prisional Wellington Rodrigo Segura - complexo Montalvão Sistema Fechado, no Centro de Ressocialização Gláucio Reinaldo Mendes Pereira, e no Anexo Semiaberto. 
Foram 383 atendimentos, com cinco casos reativos para HIV, dois para hepatite C e 36 para sífilis. As ações foram realizadas pela Apiv, em conjunto com o Foaesp e com a Secretaria de Administração Penitenciária do estado de São Paulo.
Veja o relatório completo.