Indonésia: ONU usa inteligência artificial para informar jovens sobre HIV

 

Discussões sobre sexo e HIV na Indonésia ainda são um tabu e as informações disponíveis são frequentemente limitadas, pouco claras, de difícil compreensão e contraditórias. Para resolver esse problema, muitos jovens têm encontrado na internet respostas para questões que afetam a sua saúde e bem-estar.

Numa tentativa de melhorar a qualidade do conteúdo que chega à juventude, o Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) desenvolveu o Tanya Marlo ou Pergunte ao Marlo (em tradução livre para o português), um robô de conversas online — conhecido pelo nome chatbot. O software é alimentado por inteligência artificial e projetado para esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao HIV.

Marlo é um personagem que fornece informações básicas sobre HIV por meio de conteúdos amigáveis, como infográficos, questionários e listas de perguntas. Com apenas alguns toques, os usuários do Pergunte ao Marlotambém podem agendar consultas de testagem para o HIV nos serviços de saúde de toda Jacarta, capital da Indonésia.

Os jovens que procurarem um bate-papo mais aprofundado são conectados a conselheiros reais, que estão de prontidão para conversar, orientar e encaminhar para serviços especializados. Os conselheiros recebem muitas perguntas sobre como ter acesso aos serviços de HIV e ao tratamento para o vírus.

“Muitas pessoas, particularmente os jovens, em Jacarta, ainda não conhecem informações básicas sobre HIV. Espero que, como conselheiro do Marlo, eu possa mudar isso”, disse um dos participantes.

chatbot está integrado ao aplicativo de mensagens LINE. Quem deseja conversar com Marlo só precisa adicionar @tanyamarlo no programa e começar a dialogar. A Indonésia é um dos principais mercados do LINE, que tem cerca de 90 milhões de usuários. Cerca de 80% deles são jovens. Grande parte desse grupo usa o LINE Today para obter notícias e informações e para fazer compras.

Desde o lançamento em 1º de dezembro de 2018, o número de usuários do Pergunte ao Marlo cresceu, alcançando quase 3 mil seguidores no final de março. Os comentários no aplicativo mostram como o serviço é importante e necessário para a juventude.

“Com o app, não temos vergonha de tirar qualquer dúvida relacionada ao HIV”, afirma um estudante da Universidade Atma Jaya, que elogia o anonimato garantido pelo aplicativo.

“É tão bom para os jovens. Meus amigos e eu usamos muito o LINE, então esta é a plataforma perfeita para o Pergunte ao Marlo. Estou surpreso com o fato de que um chatbot possa ser usado para ensinar sobre coisas tão complexas como o HIV”, acrescenta outro jovem, formado em Psicologia pela Universidade da Indonésia.

Universitários, jovens profissionais, comunidades, ativistas da sociedade civil e o Ministério da Saúde já endossaram o chatbot. Vários influenciadores digitais e youtubers também aprovaram a iniciativa, o que ajudou a difundir o Marlopara um público mais amplo. A ideia agora é expandir o escopo do projeto para oferecer testes de HIV em outras grandes cidades da Indonésia.

 

https://nacoesunidas.org/indonesia-onu-usa-inteligencia-artificial-para-informar-jovens-sobre-hiv/