Aconteceu na manhã de hoje (19), de forma híbrida, reunião ordinária do Foaesp, com a participação de representantes de várias Organizações Não-governamentais (Ongs) associadas e também de representantes do Programa de IST/HIV/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Na pauta, financiamento, documentação, encontro estadual e dispensação de medicamentos.
Os representantes do grupo de trabalho para o Encontro Estadual de Ongs/aids (EEONG) compartilharam as discussões que tiveram para a elaboração da programação do evento, que acontecerá na capital paulista entre os dias 5 e 7 de junho.
Também foi discutida a criação de um grupo para tratar da situação de pessoas privadas de liberdade, já que algumas Ongs desenvolvem projetos junto a essa população no estado de São Paulo.
Um ponto debatido no encontro foi a questão das documentações das Ongs, exigidas no processo para participação em editais. O Foaesp está prestando assessoria, pois algumas organizações menos estruturadas encontram dificuldades para a obtenção de algumas certificações, o que impossibilita a participação em processos seletivos. 
O financiamento também foi tema central da reunião. A proposta é a discussão no Grupo de Trabalho de Organização Governamental e Organizações Não-governamentais (GT OG/ONG), para que haja menos burocracia e mais agilidade no repasse de recursos.
Os representantes do Programa de IST/HIV/aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo falaram sobre problemas pontuais na grade de medicamentos. Há um problema recorrente na dispensação do medicamento lamivudina, que está tendo distribuição somente para um mês, e não para três meses, prejudicando a adesão ao tratamento. 
O Foaesp enviará questionamento ao Departamento de HIV/aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis do Ministério da Saúde (Dathi/MS).