O FOAESP protocolou, na manhã desta terça-feira, Dia Mundial de luta contra a AIDS, ofício nº 080/2020, no gabinete do prefeito Bruno Covas, na prefeitura de São Paulo.
No documento, assinado por seu presidente, Rodrigo Pinheiro, o FOAESP, pede efetividade ao grupo interesetorial formado recentemente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), também por incidência do FOAESP, “para que “as pessoas vivendo com HIV/aids possam ser beneficiadas de políticas públicas inclusivas e que minimizem as vulnerabilidades sociais” a que estão sujeitadas.
O FOAESP informa ao prefeito paulistano, ainda no ofício, que há apenas “meses da formação do grupo intersetorial, não fomos convidados para nenhuma reunião inicial”, para em seguida argumentar: “Nossa proposta está sendo discutida mundialmente, uma vez que a vulnerabilidade social não compreende apenas a área da saúde.
O grupo intersetorial, que a SMDHC informou, também por meio de ofício, ao FOAESP deve reunir diversas secretarias municipais e tem por objetivo encontrar na legislação municipal políticas públicas nas quais as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) aqui residentes possam se beneficiar delas. O grupo também tem o objetivo de pensar em uma legislação mais inclusiva à PVHA.