O Ministério da Saúde realizou nesta terça-feira (8), pregão eletrônico para adquirir exames de genotipagem para o HIV e hepatite C. Em cerca de 15 a 20 dias todo o País volta a dispor de exames de genotipagem. A informação é do Dr. Gerson Pereira, diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI).

Acompanhado de Márcia Leão, da coordenação do Fórum ONG AIDS RS, o presidente do FOAESP, Rodrigo Pinheiro conversou com o diretor do DCCI também sobre medicamentos cuja produção é negligenciada pela indústria farmacêutica. Estão neste rol a penicilina (para tratamento da sífilis), a dapsona (para o tratamento da hanseníase) e o daclastavir (para o tratamento da hepatite C).

Antes desta reunião, Pinheiro e Leão estiveram na Câmara dos Deputados, onde participaram de sessão da comissão externa que acompanha as ações contra a covid-19, na qual o presidente da Pfizer no Brasil apresentou a vacina da empresa.

Em seguida, o encontro foi com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST, ao HIV/ais e às hepatites virais do Congresso Nacional. Na pauta da conversa girou em torno do Projeto de Lei (PL) 1462/2020, de autoria do deputado, bem como dos projetos prioritários para votação neste Dezembro Vermelho.