Uma das missões do FOAESP na Câmara dos Deputados, nesta semana, em Brasília, foi agregar apoio à emenda de relator ao Orçamento da União, de 2021. A emenda, no valor de R$ 150 milhões, será destinada ao fortalecimento dos serviços especializados em HIV/aids e hepatites virais.

Representado por seu presidente, o ativista Rodrigo Pinheiro, o FOAESP, mais uma vez, cumpriu a missão acompanhado por Márcia Leão, da coordenação do FOARS.

Pelo menos três importantes deputados federais comprometeram-se em apoiar a emenda quando começaram as discussões do Orçamento da União, provavelmente em fevereiro, depois da eleição para a presidência da Casa.

“Conversamos e garantimos o apoio de parlamentares importantes na defesa da saúde”, afirma Pinheiro.

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), presidente da Comissão de Saúde da Câmara garantiu seu apoio, bem como os deputados Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ), presidente da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 (na foto abaixo) e do deputado Antonio Brito (PSD-BA), presidente da Frente Parlamentar pela luta contra a Tuberculose.

“O orçamento vai ser discutido somente no ano que vem, em fevereiro ou março, mas já estamos construindo as fontes de apoio para essa emenda pra fortalecer os serviços de aids e hepatites virais”, conclui o presidente do FOAESP.