A Articulação da Região Sudeste (ASE) não mais participará da representação regional na Articulação Nacional de luta contra a Aids (Anaids). Os motivos estão em carta da ASE enviada por e-mail na última segunda-feira, 4 de janeiro.

“Percebemos clara articulação para se contrapor às candidaturas da Região Sudeste. Também, que esta articulação dentro da secretaria NÃO LEU O EDITAL e pisou numa mesma tecla. Falta de leitura, de entendimento, compreensão de texto e desrespeito à história das pessoas e ao trabalho que fazem”, diz um trecho final do documento que relaciona fatos ocorridos em 23 de novembro e, posteriormente, em 30 de novembro e 1º de dezembro.

Em seguida, diz que a “ASE vem por meio deste documento lamentar que uma articulação despropositada possa ter tomado conta da Anaids – não apenas em uma secretaria, mas também no grupo de suas representações”, e finaliza com o seguinte parágrafo:

“Neste sentido, a ASE não irá compor a representação regional sudeste neste mandato da Anaids, nem ocupará espaço em sua secretaria. Continuamos vinculados à Anaids. Dentro de nossa capacidade institucional, a ASE coloca-se à disposição da Anaids”.

Importante salientar que nenhum fórum de ONG/aids da região sudeste saiu da Anaids. O Sudeste não irá compor o atual mandato - cujo término se dá no próximo Enong - da Coordenação Geral e de suas representações regionais.

O documento da ASE pode ser lido aqui.

Ofício do FOAESP retirando-se da representação regional, bem como seu componente da secretaria de Comunicação, na coordenação geral, pode ser lido aqui. O ofício FOAESP 081/2020 foi emitido e enviado à coordenação geral da Anaids em 11 de novembro.