A deputada Luiza Erundina e deputados Alexandre Frota, André Janones, Arthur Lira, Baleia Rossi, Capitão Augusto, Fábio Ramalho e Marcel van Hattem, bem como a senadora Simone Tebet e os senadores Jorge Kajuru, Rodrigo Pacheco e Major Olímpio, candidatas e candidatos às presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, receberam nesta quarta-feira, 27 de janeiro, documento conjunto do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP) e do Fórum ONG AIDS RS (FOARS) com a pauta do advocacy dos movimentos sociais de luta contra a aids, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.

Com três páginas, o documento tem por objetivo sensibilizar candidatas e candidatos às presidências das casas legislativas para as agendas destes agravos à saúde no Congresso Nacional.

No primeiro ponto, a emenda de relator ao orçamento da União para este ano, no valor de 100 milhões de reais para o fortalecimento dos serviços especializado em HIV/aids de todo o País.

O documento dos fóruns também inclui as questões de quebra de sigilo, do estigma e discriminação, que sofrem pessoas com HIV/aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais, sobre a necessidade de o País avançar nas questões de prevenção e assistência, bem como na garantia do tratamento de primeira linha com novas drogas menos tóxicas e possam garantir a sustentabilidade do acesso ao tratamento para o SUS, como o tratamento para a hepatite C.

Por fim, o documento aborda o contexto social que envolve as políticas de HIV/aids, hepatites, tuberculose e hanseníase.

Enviado por e-mail, o único gabinete que confirmou o recebimento do documento foi o da deputada Luiza Erundina.

A foto que ilustra esta matéria é apenas um fac-símile do documento. Cada candidata e cada candidato recebeu um ofício próprio.