Está em campo pesquisa que vai avaliar o do impacto da pandemia do Sars-Cov-2 na vida das pessoas vivendo com HIV/aids no Estado de São Paulo, no âmbito socioeconômico, na rotina, no tratamento e na saúde física e mental. A pesquisa também irá avaliar o impacto da covid-19 sobre o trabalho das ONG/aids vinculadas ao FOAESP, que lidera a pesquisa no Brasil.

“Essa pesquisa é muito importante pra gente entender o impacto da pandemia de covid-19 no contexto social das PVHA no estado, mas também com as pessoas que trabalham nas ONG/aids que, além do enfrentamento às vulnerabilidades das pessoas ao HIV/aids, também estão na linha de frente do enfrentamento à covid-19”, avalia o presidente do FOAESP, Rodrigo Pinheiro.

“O objetivo é usar os resultados para cobrar dos governos a criação de políticas públicas para a população e instituições com base nestes dados”, avalia Rodrigo Petram, que coordena o levantamento do FOAESP.

“Esperamos que os resultados nos deem perspectivas para trabalhar melhor o controle social”, estima Pinheiro. “A pesquisa também deve auxiliar o Estado a acolher as PVHA mais vulneráveis à pandemia da covid-19”, finaliza o presidente do FOAESP.