O Foaesp enviou nesta semana ofício ao Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde pedindo explicações sobre a aquisição de medicamentos para HIV/Aids.
O Foaesp demonstra preocupação na aquisição de medicamentos porque Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, participou de reunião da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde (Cofin) em que foi avaliado o Relatório Anual de Gestão do 1º quadrimestre. Neste relatório, foi demonstrado no item “Aquisição de medicamentos para HIV/Aids” que o empenho está com 60%, mas a execução financeira, ou seja, o que foi pago, está com 19,71%.
Além disso, foi informado durante a reunião que o Ministério da Fazenda não está fazendo todo o repasse dos recursos financeiros para o Ministério da Saúde, informações que causam bastante preocupação. O Foaesp pede explicações para que haja garantia da aquisição de medicamentos até o final de 2021, diante da baixa execução financeira.