Na manhã desta segunda feira (09), aconteceu reunião entre Sirlene Caminada, Coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais de São Paulo e Alisson Barreto, do Foaesp. A pauta do encontro foi o processo da mudança do componente especializado para o estratégico na assistência farmacêutica, para garantia do acesso equitativo a medicamentos e insumos.
Durante a reunião, outro tema abordado foi o acordo de cooperação entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade da Região de Joinville –Univille, para desenvolver o projeto de apoio à qualificação da assistência farmacêutica voltada ao atendimento das hepatites virais em todo o país e monitorar a implementação do novo modelo de acesso aos medicamentos para hepatites B, C e D nos serviços do Sistema Único de Saúde. As ações visam ampliar o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais, com foco na hepatite C, e reduzir a transmissão vertical da hepatite B.
O Estado de São Paulo teve um apoiador nesse projeto, ajudando bastante no processo e, até o momento, o Estado já tem homologadas 81 Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) e, até o final do ano, o número deve ser mais de 160. O município de São Paulo terá 29 UDM até o fim de 2021. Assim, usuários terão uma rede estruturada capaz de garantir a simplificação do acesso aos medicamentos.