Na reunião ordinária do Fórum de Ongs/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp) realizada hoje, 10, foram discutidos alguns importantes temas, como projetos, medicamentos, distribuição de preservativos e vacina.

Os representantes das Ongs puderam contar um pouco de como estão as organizações, os projetos desenvolvidos, situação financeira, atendimento durante a pandemia e desafios para o futuro.

A reunião contou com a participação de representantes do Programa Estadual de DSTs/Aids de São Paulo, que fizeram esclarecimentos sobre a distribuição de medicamentos e insumos, entre outros assuntos.

O acordo entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Cidadania sobre as políticas de HIV/Aids, políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) será pauta da próxima reunião do fórum de dirigentes do Programa Estadual de DSTs/Aids. O Foaesp também vai pautar a discussão SUS/SUAS na Frente Parlamentar de Enfrentamento à Aids do Estado de São Paulo.

Outro importante ponto discutido com os representantes do Programa Estadual de DSTs/Aids e que causa preocupação ao Foaesp é o menor acesso da população aos preservativos masculinos, já que houve diminuição na distribuição no estado.  Na próxima reunião, será pautado o tema i = i (indetectável = intransmissível)

Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, falou sobre os desdobramentos da reunião da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais e a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA).

A próxima reunião ordinária do Foaesp acontece no dia 8 de outubro, às 9 horas.