O Fórum de Ongs/Aids do estado de São Paulo (Foaesp) realizou, nesta sexta (8), reunião ordinária com as Ongs associadas e representantes do Programa Estadual de DST/Aids do estado de São Paulo.
Entre os assuntos discutidos na reunião, a preparação para o XIII Encontro Estadual de Ongs/Aids do estado de São Paulo (EEONG), que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, de maneira híbrida.
Os representantes do Programa Estadual prestaram esclarecimentos sobre pedidos ao Ministério da Saúde e a logística de distribuição de insumos de prevenção, em particular de preservativos masculinos. Houve diminuição na distribuição, o que configura menor acesso da população aos insumos. 
Também foi debatida a questão da terceirização no Sistema Único de Saúde. De acordo com os representantes do Programa Estadual, nenhum serviço especializado está sendo terceirizado no estado. Porém, alguns serviços para cirurgias reparadoras são feitos em hospitais conveniados com organizações de prestação de serviços. O tema será debatido em reunião da Comissão de ISTs/Aids e hepatites virais do Conselho Estadual de Saúde. 
Outro assunto discutido foi a falta de profissionais de saúde na rede, uma vez que muitos estão se aposentando e não há a realização de concursos públicos para o preenchimento das vagas.
As ações do 1º de dezembro foram amplamente discutidas no encontro e um grupo de trabalho vai se reunir na próxima semana para estabelecer diretrizes e planos de ação para a data. Os participantes consideraram de fundamental importância o destaque da data como ação política.