A pandemia da Covid-19 escancarou desigualdades e vulnerabilidades. Serviços ofertados nas áreas de educação e assistência social tiveram que se reinventar. A Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv), uma das associadas do Foaesp, com 29 anos de atuação e localizada em Presidente Prudente, fez uma revisão na metodologia de seus projetos dirigidos à adolescência e à juventude e ocupou a internet. Assim, nasceu o Projeto Esperançar e Ressignificar a Vida.
A nova perspectiva de educação e interação enfrentou obstáculos, como a desigualdade no acesso. “Os educandos, principalmente das periferias, apresentaram dificuldades de acompanhar, não só as oficinas sócio-educativas executadas pelas organizações, mas também as atividades escolares regulares, estabelecidas pelas escolas. As dificuldades aconteceram por conta de problemas no acesso à internet e aos equipamentos eletrônicos, dificuldades de aprendizagem e falta de incentivo familiar”, afirma Josiane Amorim, coordenadora pedagógica do Projeto.
A iniciativa conta com atividades presenciais e digitais e, como explica a equipe do Projeto, é inspirada nos princípios construtivistas de Paulo Freire e Jean Piaget, entendendo “que a educação deve ser capaz de promover a autoconfiança, bem como se apresentar como uma ação educativa contínua de construção, recriação e ressignificação de conhecimento, possibilitando condições para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social do educando”.
A equipe do Projeto atende os educandos nas modalidades serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. A modalidade serviço de convivência retornou atividades presenciais em outubro de 2021, mas quem optou em não retornar continua recebendo as atividades em casa e as orientações via grupo de Whatsapp.
Para prolongar os trabalhos desenvolvidos nas oficinas socioeducativas de forma virtual, o canal no Youtube da Apiv divulga quinzenalmente os vídeos da “Rádio TV Esperançar Radiola”, replicado também nas redes sociais da Associação.
Josiane Amorim conta que o momento de entrega das atividades é especial. “A garotada fica ansiosa esperando a chegada da equipe em suas casas. Os educadores têm a oportunidade do encontro e da conversa com os educandos e seus responsáveis. É um bate-papo rápido, porém extremamente valioso, para fortalecer os vínculos e receber as devolutivas das atividades”. Os participantes também recebem um lanche.
De acordo com a equipe do Projeto, a sensação é de “estarmos construindo algo de bom, para e com, os educandos e suas famílias. Através das devolutivas das atividades, percebemos que o projeto possibilita aos participantes um outro jeito de aprender, que estimula o “pensar e o fazer”, contribuindo com o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Porém, acreditamos que o grande benefício proporcionado pelo projeto às famílias, foi se estabelecer como um ponto de apoio para além de seus objetivos originais”, pontuam.
Equipe do Projeto:
Fábio Fogo: Educador Social (criador Locutor Fagulha - Esperançar Radiola)
Ribas Dantas: Educador Social / oficinas sócio educativas
Fabiana Alves: Educadora Social / oficinas cinema - interpretação narrativa
Geisele Dayane: Educadora Social / oficina jogos recreativos - tabuleiro
Amanda Luísa: Assistente Social
Josiane Amorim: Coordenadora Pedagógica
Carla Diana: Coordenadora Geral - Autora Projeto
Saiba mais no site da Apiv e no canal no Youtube da Apiv.