Muitas articulações, ações e encaminhamentos. A agenda de Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, e Márcia Leão, Coordenadora Executiva do Fórum Ong aids do Rio Grande do Sul (Foars), foi cheia em Brasília nesta semana.
Um dos encontros foi com membros da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às ISTs, HIV/aids e hepatites virais da Câmara dos Deputados. Entre os assuntos discutidos, o encaminhamento para a sessão solene alusiva ao 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Além da sessão solene, está sendo articulado para que os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, recebam representantes dos movimentos sociais na ocasião. “O encontro tem como objetivos apresentar propostas de projetos de leis já em tramitação e expor a dura realidade do enfrentamento da aids no Brasil, conseguindo, assim, apoio para avançar nas políticas públicas e nos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids”, explica Pinheiro.
Os representantes do Foaesp e do Foars e da Frente Parlamentar estiveram em outra reunião, com representantes do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/MS) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP). 
O assunto discutido no encontro foi o acordo de cooperação firmado entre os dois departamentos governamentais sobre a resposta ao HIV/aids e hepatites virais em privados de liberdade. Os participantes expuseram a falta de profissionais nas equipes de saúde do sistema prisional brasileiro e de dados sobre o tema nesta população, dificultando o monitoramento das ações e a construção de políticas específicas.
 

Foto: Rodrigo Pinheiro (Foaesp), Márcia Leão (Foars) e o deputado Alexandre Padilha, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às ISTs, HIV/aids e hepatites virais da Câmara dos Deputados.