O uso do medicamento Dovato, para o tratamento do HIV, foi aprovado nesta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Dovato é composto por Dolutegravir (50 mg) e Lamivudina (300 mg), com dose única diária, facilitando a administração.
Em entrevista ao portal Uol, o infectologista Valdez Madruga, pesquisador do Centro de Referência e Treinamento em DST/aids de São Paulo, destaca o fato de o tratamento poder ser feito em uma única pílula, diminuindo o risco de falha, “por esquecimento de tomar o remédio, facilitando a adesão ao tratamento”.
O medicamento foi desenvolvido pela farmacêutica GSK/ViiV Healthcare e é composto por dois medicamentos já utilizados no tratamento, mas de forma separada. O Dolutegravir impede que o DNA viral se integre ao material genético das células humanos e o Lamivudina interfere na conversão do RNA viral em DNA, impedindo a multiplicação do vírus. 
O Dovato é indicato ao paciente com controle viral por seis meses. Estudos com o Dovato indicam que o medicamento é seguro, sem casos de desenvolvimento de resistência.
 

*Com informações do Uol

*Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz Imagens