O 10º Encontro Regional das Ongs/aids (Erong) da região sudeste aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro de 2021, de maneira virtual. Com o tema “Resistir para existir – nenhum direito a menos”, o encontro reuniu representantes das Ongs/aids dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, considera que o encontro foi bastante produtivo, sendo possível “aprofundar temas como o acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Cidadania sobre as políticas de HIV/Aids do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o financiamento da saúde e a incorporação de novos medicamentos”, disse.
Carla Diana, da Associação Prudentina de Incentivo à Vida (APIV), de Presidente Prudente, e vice-presidente do Foaesp, ressaltou o acordo de cooperação técnica SUS/SUAS e o desafio de tirar as diretrizes do papel. “É um avanço intersetorializar e ampliar o atendimento, principalmente aos mais vulneráveis. O acordo legitima o atendimento mais humanizado, com mais adesão ao tratamento e qualidade de vida. O acordo também pode trazer ampliação no atendimento das organizações da sociedade civil, no SUS, e agora no SUAS”, explica.
Elenice Carvalho, do Grupo de Apoio e Solidariedade ao Portador de HIV/aids (Gaspa), de Araraquara, destacou a importância do evento e a qualidade das falas. “Foi confuso no início, foi o primeiro online, a gente está acostumado a um grande encontro. Mas foi um aprendizado e agora tem o Encontro Nacional”, disse.
Rodrigo Pinheiro reforça a importância da articulação dos Fóruns da região sudeste e que o Foaesp, o Fórum de Minas Gerais e o Fórum do Rio de Janeiro precisam ajudar na reorganização do Fórum do Espírito Santo. “Para incentivar a articulação sudeste, precisamos nos mobilizar internamente e fortalecer os fóruns”, finaliza o presidente do Foaesp.