Após 40 anos da epidemia de aids no mundo, ainda não há vacinas disponíveis, porém, uma notícia animadora foi anunciada na semana passada pela International Aids Vaccine Initiative (IAVI) e a farmacêutica americana Moderna. Uma nova vacina começou a ser testada em humanos.
Com a tecnologia do RNA mensageiro, utilizada em muitas das vacinas contra a Covid-19 e desenvolvidas em tempo recorde, a nova vacina contra a aids está sendo testada nos Estados Unidos em 56 adultos que não vivem com HIV/aids.
De acordo com o comunicado divulgado pelas empresas, a vacina irá estimular a produção de anticorpos bnAB, que agem contra o vírus HIV. O objetivo é que a vacina faça com que as células B, do nosso sistema imunológico, produzam estes anticorpos.
Ainda de acordo com o comunicado, a velocidade da produção da vacina de RNA mensageiro “oferece uma abordagem mais flexível e responsiva para testar e projetar uma vacina”.
Para Mark Feinberg, diretor da IAVI “a busca por uma vacina contra o HIV é longa e difícil, e ter novas ferramentas em termos de antígenos e plataforma pode ser a chave para um rápido progresso”, explica.
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens