Nesta sexta-feira (11), aconteceu a reunião ordinária do Foaesp, com a presença das ONGs parceiras e do Programa de DST/aids do estado de São Paulo.
Entre os informes, as mensalidades das associadas, a mudança de endereço do Foaesp, que ocorrerá em breve, para um espaço maior e mais bem estruturado, e a futura realização de cursos e capacitações com entidades parceiras.
Entre as organizações presentes, Elenice Carvalho, do Grupo de Apoio e Solidariedade aos Portadores do Vírus HIV/aids (Gaspa), de Araraquara, informou que conseguiu doações, realizou rifas, conseguiu desconto no aluguel e que o imóvel sede do Gaspa está em obras, após ter sido vandalizado no fim do ano passado.
Josefa Fonseca, da Sonho Nosso, de Nova Guataporanga, também contou das dificuldades financeiras da entidade e de todos os desafios enfrentados.
A implementação e a ampliação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no estado foi tema importante da reunião. Os representantes das ONGs puderam trazer um panorama de como está a situação nos municípios.
Maria Clara Gianna, do Programa Estadual de DST/aids do estado de São Paulo, detalhou a situação dos municípios onde já está implementada a PrEP, apontando que há condições de ampliação nos próprios municípios e no número de municípios atendidos.
Alberto Andreone de Souza, da RNP+Sol, pontuou que, junto com a ampliação, é necessária uma ação de conscientização por parte do Programa sobre a PrEP, destacando o que é, como funciona, qual o público alvo, como é feito o acompanhamento e outras formas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por exemplo.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, demonstra preocupação, alertando para que não aconteça redução nos números na implementação da PrEP no estado. “A gente tem identificado que a implementação da PrEP no estado encontra dificuldades por conta da falta de recursos humanos”.
Os representantes do Programa esclareceram ainda sobre a distribuição de insumos de prevenção e medicamentos, ressaltando que ainda há falta de distribuição de gel lubrificante por parte do Ministério da Saúde e que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está com pregão aberto para a aquisição deste insumo.