Dando seguimento à reivindicação da garantia da manutenção dos recursos de emenda orçamentária no valor de R$ 150 milhões para o fortalecimento e a qualificação dos Serviços de Atendimento Especializados (SAE) em HIV/aids, foi protocolado na segunda-feira ofício ao deputado Hugo Leal, relator do orçamento.
O documento para a garantia da execução dos recursos para o orçamento de 2022 é assinado pelo deputado Alexandre Padilha, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST/aids e hepatites virais.
No último dia 12, Padilha e Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, estiveram reunidos com Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, para discussão do tema, já que a emenda orçamentária foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, porém, na sanção final do orçamento pelo governo federal, houve o desaparecimento do detalhamento do uso dos recursos financeiros.
Na ocasião, Padilha afirmou que os recursos são fundamentais para o fortalecimento dos SAEs, e que há mais de uma década não têm qualquer tipo de reajuste. Pinheiro ressaltou que os SAEs estão enfraquecidos, que a aids tem especificidades e que muitos atendimentos são realizados dentro dos serviços especializados e que eles precisam de mais recursos e de fortalecimento “para que o país continue sendo referência mundial no enfrentamento da epidemia de aids”.