Em reunião hoje, em Brasília, o deputado federal Hugo Leal, relator do orçamento de 2022, garantiu a manutenção dos recursos de emenda orçamentária no valor de R$ 150 milhões para o fortalecimento e a qualificação dos Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) em HIV/aids.
O encontro articulado pelo deputado federal Alexandre Padilha, coordenador da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às IST/aids e hepatites virais, contou com a presença de Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp.
“O relator atendeu a reivindicação, entendendo a necessidade da solicitação, e já encaminhou ao Ministério da Saúde para a viabilização da destinação do recurso”, explicou Pinheiro, ressaltando que também houve negociação para o recurso no orçamento do próximo ano.
Os recursos são fundamentais para o fortalecimento dos SAEs, que há mais de uma década não têm qualquer tipo de reajuste. De acordo com Pinheiro, “os SAEs estão enfraquecidos, a aids tem especificidades, e muitos atendimentos são realizados dentro dos serviços especializados. Os SAEs precisam ser fortalecidos para que o país continue sendo referência mundial no enfrentamento da epidemia de aids”.