O projeto “Prevenção Combinada do HIV: É só escolher!”, do Foaesp, foi aprovado no 10º Edital de Seleção de Projetos do Fundo Positivo. A iniciativa tem como objetivo realizar ações estratégicas para a efetivação da prevenção combinada contribuindo no enfrentamento da epidemia de HIV/aids.
A prevenção combinada é uma estratégia que associa diferentes possibilidades de escolher a prevenção do HIV, como o uso de preservativos interno e externo e novas estratégias, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).
A promoção das ações estratégicas acontece em três Departamentos Regionais de Saúde (DRS) do estado de São Paulo, o DRS IV (Baixada Santista). O DRS V (Barretos) e o DRS XII (Registro), com um total de 42 municípios.
Entre os objetivos específicos do projeto, a promoção do diálogo e da sensibilização de gestores, profissionais da saúde, da educação e da assistência social, parlamentares, líderes comunitários, Organizações Não-governamentais, pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) e outros importantes atores, para a importância do investimento em políticas públicas estratégicas de enfrentamento da epidemia.
Além disso, é importante o conhecimento das realidades regionais e o acompanhamento das políticas públicas que promovam a qualidade na saúde e que previnam a infecção do HIV, o diagnóstico tardio, doenças e situações que levem PVHA a desenvolverem comorbidades, com especial atenção às populações chaves e prioritárias.
Serão realizadas campanhas virtuais e divulgação de materiais informativos para atingir o maior número de pessoas na sensibilização para a prevenção combinada do HIV. O objetivo é disseminar, não apenas nos municípios envolvidos diretamente no projeto, mas que haja alcance nacional.