O Foaesp lançou hoje a campanha de mídia do Projeto Advocacy em Saúde – Combatendo o estigma e o preconceito às PVHA, com apoio da farmacêutica GSK. O objetivo é aumentar a conscientização, combatendo o estigma, o preconceito e a discriminação às Pessoas que Vivem com HIV/aids (PVHA).
O projeto contempla ainda ações de mobilização social e engajamento comunitário para a implementação de políticas públicas e melhoria da qualidade de vida das PVHA, buscando melhorias no acesso qualificado ao diagnóstico, cuidados, tratamento e acompanhamento das PVHA.
Estudo Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil, de 2019, aponta que mais de 64% das pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil já sofreram alguma forma de estigma ou de preconceito.
De acordo com a infectologista Denize Lotufo, o estigma é o fator que mais atrapalha, não apenas o tratamento, como também a qualidade de vida dos pacientes. “Tem gente que ainda precisa tomar os remédios escondido no trabalho, ou dizer que são vitaminas. Isso é lamentável. O preconceito também afasta as pessoas da informação: muitos não sabem, por exemplo, que não transmitem o vírus com ele indetectável no organismo”, explica.
Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, ressalta que o enfrentamento do preconceito é fundamental e também auxilia no trabalho de prevenção. “Em mais de 40 anos de epidemia de HIV/AIDS, o maior desafio é o combate ao estigma e ao preconceito das pessoas com quem vive com o vírus. Pensando nisso, o FOAESP, junto com a GSK, lançou este projeto para conscientizar a população em geral. Esta luta se faz necessária para a garantia dos Direitos Humanos.”
Os filmes da campanha do Foaesp foram realizados pela produtora audiovisual Veludo e pelo estúdio criativo @faccion.cc e têm como conceito “A cura da aids começa em um mundo sem preconceito”.
Veja no canal do Youtube do Foaesp a playlist com os vídeos da campanha.