Nos dias 29 e 30, Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, esteve em Brasília participando do seminário “20 anos da Política Nacional de Hepatites Virais”, promovido pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/MS).
De acordo com a organização, o evento teve como objetivo “celebrar os avanços e conquistas ao longo dos 20 anos, enfatizando as experiências exitosas, bem como elaborar ações e estratégias para o enfretamento dos desafios rumo à eliminação”.
Pinheiro participou da mesa “Os Movimentos Sociais na História do Programa Nacional de Hepatites Indicação Virais” e falou sobre a atuação dos movimentos sociais para garantia do direito ao acesso do cuidado.
O presidente do Foaesp destacou que o evento resgatou histórias e traçou um panorama geral das hepatites virais no Brasil. “Em minha mesa, falei da importância do acesso universal, do licenciamento compulsório dos medicamentos e de nosso trabalho em retirar os medicamentos para hepatites do componente especializado para o componente estratégico da assistência farmacêutica no SUS, facilitando o acesso a esses medicamentos”, explicou.

Veja na página no Instagram do Foaesp o vídeo de Rodrigo Pinheiro falando sobre o evento.