O Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/MS) ampliou a faixa etária da vacina HPV quadrivalente para homens com imunossupressão até 45 anos de idade.
O ofício 810/2022, dirigido aos coordenadores estaduais de imunizações e aos coordenadores estaduais de infecções sexualmente transmissíveis, DST/aids e hepatites virais, esclarece que “essa ampliação de faixa etária é uma medida importante de prevenção primária para esse grupo de homens e que propiciará mais saúde e qualidade de vida”.
De acordo com o documento, “a imunossupressão crônica é um dos principais fatores de risco para aquisição do HPV, sua persistência e progressão para lesões pré-neoplásicas e neoplasias, especialmente nos indivíduos vivendo com HIV/Aids, transplantados de células tronco-hematopoiéticas e órgãos sólidos e indivíduos em tratamento para câncer (radio e/ou quimioterapia). O risco de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV, é cerca de quatro vezes maior entre pessoas vivendo com HIV/Aids e transplantados do que na população normal. 
A resolução passa a ser normatizada em todo o Brasil a partir de julho de 2022. 
Veja o documento na íntegra.
Foto: Raquel Portugal/Fiocruz Imagens