A campanha de mídia lançada pelo Foaesp contra o estigma, o preconceito e a discriminação às pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) é tema de episódio do podcast Saúde que se Comunica.
A iniciativa traz depoimentos tocantes de quatro pessoas reais, que contam suas histórias de vida. O estigma, o preconceito e a discriminação estão presentes em todas elas, mas enfrentar e receber apoio é fundamental para a qualidade de vida destas pessoas.
O estudo Índice de Estigma em relação às pessoas vivendo com HIV/AIDS, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) no Brasil, de 2019, aponta que mais de 64% das pessoas que vivem com HIV/Aids no Brasil já sofreram alguma forma de estigma ou de preconceito.
Elisa, Valéria, Vítor e Ana são pessoas reais, que sofrem estigma, discriminação e preconceito, e mostram alegria nesta campanha de conscientização, que é uma ação fundamental no movimento de luta contra a aids.
Combater o estigma, o preconceito e a discriminação é um desafio, e a luta é necessária para a garantia dos direitos humanos.
Clique para ouvir o episódio, que está disponível nas principais plataformas de podcasts.