Ontem (13), Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, participou da live “Eleições 2022: candidatos que querem trabalhar com Direitos Humanos e Diversidade”, promovida pela Agência de Notícias da Aids (Agência Aids).
A iniciativa contou como convidados candidatos ao cargo de deputados federais Claudia Carletto (PSDB-SP), Val Santos (PSOL-AM) e Paulo Teixeira (PT-SP). A entrevista foi conduzida pela jornalista Roseli Tardelli, da Agência Aids.
Rodrigo Pinheiro falou sobre o trabalho de ativismo do Foaesp, de articulação política, de frentes parlamentares, e de bastidores. “A gente defende uma causa, o movimento de luta contra a aids. É política, mas não é uma questão partidária”, explicou.
O presidente do Foaesp lembrou que o processo não é simples, e que a atuação do movimento social exige esforços. No começo, as coisas eram mais complicadas. “Hoje temos, tanto em Brasília quanto aqui em São Paulo, parlamentares engajados e que defendem a causa”, explicou. “Conseguimos já muitos avanços, como a criminalização da discriminação, as ações do Dezembro Vermelho e a garantia do sigilo sorológico”, exemplificou.
Rodrigo Pinheiro disse que o acesso à Saúde, os direitos humanos, a diversidade e a defesa do Sistema Único de Saúde são fundamentais, e que tem tido dificuldades em pautar os candidatos às próximas eleições sobre o tema da luta contra a aids.