*Com informações da Agência de Notícias da Aids
Foi inaugurado hoje (19) o Centro de Testagem e Aconselhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (CTA/DST/aids) José Araújo Lima Filho. O equipamento foi entregue pela Coordenaria Municipal de IST/aids e o lançamento contou com as presenças de diversos ativistas do movimento de luta contra a aids, gestores e do prefeito Ricardo Nunes. Cláudio Pereira, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), foi o representante do Foaesp na inauguração.
O CTA José Araújo Lima Filho fica na zona sul da capital paulista, na região do Campo Limpo, e leva o nome de importante ativista, morto em 2019. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a unidade do Campo Limpo está em um local estratégico com foco na diminuição de novos casos de HIV entre a população mais vulnerável. O Centro de Testagem e Aconselhamento é uma unidade especializada em IST/Aids onde são feitos o primeiro atendimento, o aconselhamento e os testes para infecções sexualmente transmissíveis.
Em entrevista à Agência de Notícias da Aids (Agência Aids), o prefeito Ricardo Nunes afirmou que “Vamos fazer um bom trabalho e ampliar o número de CTAs. Esse é o décimo equipamento que a gente está inaugurando na cidade de São Paulo: foram 9 CTAs fixos e 1 móvel, com equipamentos bem-preparados para que as pessoas possam fazer a testagem, o aconselhamento e os encaminhamentos necessários. Vamos contratar infectologistas para trabalhar nos serviços a partir do próximo ano. O nosso grande avanço é ter uma equipe da saúde muito comprometida e profissionais especializados para cuidar desse assunto. A cidade de São Paulo tem apresentado resultados muito significativos para o atendimento das 47 mil pessoas vivendo com HIV que estão em acompanhamento no município. Se você for em qualquer uma das nossas UBS’s e nossos hospitais vai perceber que existe toda uma orientação, temos preservativos masculinos e femininos, e campanhas que fazemos às vezes na Paulista, às vezes no Minhocão, às vezes nos parques e áreas onde tem bastante movimento de pessoas”.
A unidade contará com 22 funcionários e cinco consultórios equipados para realizar as consultas, além de duas salas de coleta e testagem rápida. O equipamento atenderá ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizado na rua Louis Boulanger, 120, Jardim Bom Refúgio, no Campo Limpo.
Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar a Rede Municipal Especializada (RME), que abrange dez CTAs, além de 17 unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Os SAEs são direcionados às pessoas que testam positivo nos CTAs e funcionam como um consultório onde são realizados exames, ofertada e administrada medicação e feito o acompanhamento periódico. Alguns serviços de testagem também podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
Mais informações aqui.