Foi aberta hoje a exposição Indetectável Igual Intransmissível I=I – Foco na adesão ao tratamento. A iniciativa é da Ong Instituto Vida Nova em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), apoio da AHF Brasil e participação do Instituto Pró Diversidade.
A mostra acontece nas dependências da unidade da USP na zona leste da capital paulista até o dia 30, das 9h às 20h. Reunindo fotos em banners de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA), trechos de depoimentos que contam suas histórias e vídeos, a exposição exibe “um pouco da história e vivência de cada um, as dificuldades, lutas e vitórias e a forte resiliência de seguir em frente”.
Haverá rodas de conversa nos períodos da manhã e da tarde e, acordo como os organizadores, “a proposta é usar a exposição como uma ferramenta de comunicação que possibilite, além da visitação da instalação fotográfica, a realização de atividades que proporcionem diálogo e reflexão junto aos visitantes”.
A exposição tem como objetivos ampliar as estratégias de prevenção ao HIV, esclarecer a importância da adesão ao tratamento, que possibilita ficar com o vírus indetectável no corpo, impedindo a transmissão.
Os cerca de cinco mil alunos instituição, além de funcionários e prestadores de serviço, poderão visitar a exposição. Ainda de acordo com os organizadores, “são depoimentos inspiradores que podem sensibilizar pessoas que ainda têm dificuldade de aderir ao tratamento do HIV e superar estigmas e preconceitos”.
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo fica na rua Arlindo Béttio, 1000. Ermelino Matarazzo, São Paulo (SP). Linha 12 da CPTM.
Mais informações: (11) 2297-1516 – 98212-6950 ividanova2@gmail.com