No final de setembro, a Associação Prudentina de Incentivo à Vida (APIV) comemorou 30 anos de fundação. Atuando nas áreas da saúde e da assistência social, trabalha para mais qualidade de vida, inserção e reinserção social e econômica das pessoas vivendo com HIV/aids.
A instituição de Presidente Prudente também é um espaço de socialização, participação individual e familiar de crianças e adolescentes que não vivem com HIV/aids, mas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Saiba mais sobre a história da APIV neste texto abaixo ou assista ao vídeo institucional no canal da APIV no Youtube.
Fundada em 28 de setembro 1992, por um grupo de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Presidente Prudente, a APPA Associação Prudentina de Prevenção à AIDS nasceu com o objetivo principal de combater esta doença que, à época, não conhecia tratamento que pudesse fazer frente à sua devastação. A atuação desta instituição dava-se através da sensibilização e apoio alimentar às pessoas infectadas pelo vírus HIV, que a ela se dirigissem.
Passados 29 anos da sua fundação, em 2021, a Instituição ressignificou sua oferta de serviços e sua razão social, entendendo que a vinculação ao termo AIDS já não representava o avanço biomédico como resposta à epidemia no Brasil e no mundo, pois através da eficácia científica dos antiretrovirais, e da disponibilidade dos medicamentos ofertados de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde, recuou bruscamente o número de pessoas adoecendo, ou, chegando a óbito por AIDS. Definitivamente, vivemos para ver um tratamento que possibilita qualidade de vida e longevidade.
Nossa instituição passou então a se chamar APIV – ASSOCIAÇAO PRUDENTINA DE INCENTIVO À VIDA, e sua atuação se divide em duas áreas: saúde e assistência social. Empenha esforços para promoção da qualidade de vida, cidadania, inserção e reinserção social e econômica das pessoas vivendo com HIV/AIDS, e se estabelece como um espaço de socialização, participação individual e familiar de crianças e adolescentes sem HIV/AIDS, em situação de vulnerabilidade social. Tudo isso através de atividades que despertem a convivência, o fortalecimento de vínculos, a construção da cidadania e o desenvolvimento comunitário.
A APIV, única ONG num raio de 300 km que atua nas políticas públicas para HIV/AIDS, atua dentro e fora de seu espaço institucional. Através dela são atendidas 90 crianças e adolescentes, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com atividades de cinema, literatura, judô, jogos e recreação. São atendidos também 45 adultos vivendo com HIV/AIDS com oficinas de educação física, treinamento funcional, dança fitness, aconselhamento nutricional, psicológico e social. Fora da APIV são atendidos 460 adolescentes em parceria com 05 unidades escolares estaduais atuando na construção da Cultura de Paz, Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, e, transversalmente, nas vulnerabilidades que acometem o universo da adolescência e juventude.
A APIV contribui também na construção da resposta à epidemia, combatendo o estigma e o preconceito, bem como se mobilizando em conjunto com o movimento nacional de luta contra a AIDS através de manifestos, audiências públicas, organizações de frentes parlamentares e composição de grupos de trabalho.
Como dizia CAZUZA... “O tempo não para” e nós da APIV acreditamos que ele nos tornou mais dispostos a acreditar na transformação social, por isso hoje entendemos que completar 30 anos é reafirmar nossas frentes de trabalho, é consolidar nossa missão com foco na educação social, é produzir conteúdo e disseminar boas práticas, é buscar oportunidades e parcerias para ampliar nossos sonhos.
Por tudo isso, muito obrigado a todas e todos que estiveram até aqui conosco.