O Foaesp está comemorando 25 anos em 2022. São 25 anos na luta pela ampliação das ações de prevenção ao HIV e outras coinfecções, na luta pela cidadania e pelos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids, na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). São 25 anos que merecem ser comemorados.
Para contar um pouco das histórias, desafios, conquistas e retrocessos, o Foaesp organiza dois eventos na próxima semana. No dia 20, quinta-feira, são mesas-redondas, no dia 21, manifestação.
No dia 20, às 14 horas, acontece a mesa “Resgate Histórico dos 25 anos do Foaesp", com as participações de Rubens Duda, Eduardo Barbosa, Américo Nunes Neto e Carla Diana. Na sequência, às 15h30, a mesa “O que ficou desses 42 anos de epidemia, avanços e retrocessos. O estigma e o preconceito desafiando a história”, com Maria Clara Gianna, do Programa Estadual de DST/aids do estado de São Paulo e de Alexandre Grangeiro, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Após as mesas, haverá interação com o público presente. O evento será no Hotel Gran Corona, na Rua Basílio da Gama, 101, na República.
No dia seguinte, acontece um ato nas escadarias do Teatro Municipal de Sâo Paulo, também no centro da capital paulista. A manifestação será contra os retrocessos, os cortes financeiros na área da saúde e especialmente nas políticas de enfrentamento à aids, que afetam campanhas de prevenção e tratamento e distribuição de medicamentos, por exemplo.
Para Rodrigo Pinheiro, presidente do Foaesp, os 25 anos do Foaesp acontecem em um momento bastante crítico, “com os cortes feitos pelo governo no orçamento das políticas de aids, com os cortes nas compras de antirretrovirais, que é uma afronta à lei que garante esse direito e, enquanto Fórum das Ong/aids do estado de São Paulo, faremos sempre esse enfrentamento”.
Contamos com a mobilização de todos!